Blogue de imagens e textos de e sobre a localidade de Vila Viçosa (Évora), Portugal - Coloque-nos nos seus FAVORITOS, para mais fácil acesso

quarta-feira, 22 de julho de 2020

[0105] Comemoração do 100º post do AVV (5.º e último post comemorativo) Um antigo Saial cheio de engenho

A coisa aconteceu próximo do final do reinado de El-Rei D. Luís, no âmbito da Exposição Industrial Portugueza (sic) de 1888 que decorreu na Avenida da Liberdade, Lisboa. A bibliografia sobre o tema em documento físico e na internet é vasta, pelo que nos abstemos de "encher" o post com explicações adicionais sobre o certame. O que nos interessa é ver como Vila Viçosa e em particular um avoengo nosso se fizeram apresentar com sucesso neste evento que, sendo sobretudo de teor industrial também teve uma vertente agrícola.


Como se dizia na folha oficial de 17 de Agosto de 1889, a Câmara Municipal de Vila Viçosa obtivera uma medalha de cobre (onde parará ela?) pela exposição de amostras de mármores, xisto e argilas da região. Galardão idêntico fora atribuído à vizinha Borba, pelos seus mármores e por uma pedra de mó apresentada.


Mas houve também um particular galardão para um calipolense, neste espaço principal do evento, atribuído ao nosso parente Manuel Rodrigues Saial, homem de engenho técnico que inventou uma fechadura de quatro línguas com a qual obteve uma menção honrosa. De igual modo, neste caso, o brilho foi dividido com os açorianos Bento José Pacheco e Cabral de Mello, de Ponta Delgada, que apresentaram objecto semelhante, uma "fechadura de quatro segredos".


Acontece que o nosso parente por afinidade Manuel Francisco Grilo (recentemente falecido), um dia ofereceu-nos uma boa reprodução desse diploma cujo original, segundo nos disse, ainda existe nos arquivos do Paço Ducal de Vila Viçosa. Aqui fica agora à vista o documento, pela primeira vez, fechando-se com chave de ouro esta comemoração do 100.º post do AVV.

Sem comentários:

Enviar um comentário