Blogue de imagens e textos de e sobre a localidade de Vila Viçosa (Évora), Portugal - Coloque-nos nos seus FAVORITOS, para mais fácil acesso

quarta-feira, 21 de abril de 2021

[0131 Uma obrinha sobre Henrique Pousão (1959)

Era a data do centenário de nascimento do até aí mais famoso pintor de Vila Viçosa (embora hoje tenha um companheiro de peso, Espiga Pinto, também falecido, mas curiosamente nascido na mesma casa) e a Fundação da Casa de Bragança decidiu comemorar a data com a publicação deste  opúsculo, entregue ao crítico de arte e organizador de exposições (também oficial de Cavalaria) Sellés Paes (Joaquim Sellés Paes de Villas-Boas, 1913-1990). São 14 páginas, em bom papel, sem qualquer ilustração, excepto o auto-retrato de Pousão na capa (este, recentemente adquirido na altura, pela FCB). Nas pp. 9 e 10, uma biografia do pintor e nas 11 e 12 uma bibliografia alusiva ao mesmo. Teve impressão na Neogravura (Lisboa).

O livro tem dedicatória de Dezembro de 1960 ao deputado da Assembleia Nacional (embora monárquico) Simeão Pinto de Mesquita Carvalho Magalhães, licenciado em Direito (ver AQUI). Como era hábito do Dr. António Luís Gomes (1898-1981), Presidente do Conselho Administrativo da FCB (cargo obtido em 1945), o texto era redigido por (provavelmente) um funcionário administrativo e a ele apenas cabia a assinatura (temos pelo menos outro livro que o comprova).




Sem comentários:

Enviar um comentário