Blogue de imagens e textos de e sobre a localidade de Vila Viçosa (Évora), Portugal - Coloque-nos nos seus FAVORITOS, para mais fácil acesso

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

[0179] 15 anos depois, a colocação da verdadeira oferta do Brasil a Vila Viçosa (ver post anterior)

"Diário Popular" de 27.Janeiro.1955, pág. 11 – UMA COROA DE LOUROS OFERECIDA A VILA VIÇOSA PELO GOVERNO BRASILEIRO (a notícia tem foto da estátua equestre de D. João IV)

Vila Viçosa, 27 – Realizou-se nesta localidade, junto da estátua de D. João IV, uma modesta mas significativa cerimónia – o descerramento de uma coroa de louros, em bronze, oferecida pelo Governo brasileiro a Vila Viçosa em 1940 e que só agora foi colocada na base daquele monumento.

Ao acto, a que presidiu o senhor embaixador do Brasil, o eminente poeta Olegário Mariano, acompanhado dos adidos militar e naval à mesma Embaixada, assistiram também o senhor governador civil substituto, e representantes das câmaras municipais dos concelhos vizinhos, bem como as mais altas individualidades locais, delegados de várias instituições e muito povo.

Usaram da palavra Olegário Mariano, que na sua breve mas eloquente alocução exortou as figuras de calipolenses do passado ligados à história da grande nação irmã, como Martim Afonso de Sousa, Salvador de Brito Pereira, Freire de Andrade e outros, e, por último, o sr. presidente da Câmara Municipal deste concelho, que agradeceu a homenagem prestada pelo Brasil e as elogiosas referências do seu ilustre representante diplomático.

Foto Joaquim Saial

NOTAS NOSSAS: 

Peça idêntica ou muito semelhante está aos pés da estátua de D. Afonso Henriques (esc. Soares dos Reis), em Guimarães.

O presidente da edilidade calipolense era nesta altura o Eng. Leopoldo Barreiros Portas (dirigiu a CMVV entre 1947 e 1958).

Sem comentários:

Enviar um comentário