Blogue de imagens e textos de e sobre a localidade de Vila Viçosa (Évora), Portugal - Coloque-nos nos seus FAVORITOS, para mais fácil acesso

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

[0374] "A Gota de Leite" nas escolas de Vila Viçosa, em Maio de 1956

20.MAIO.1956

Diário Popular – pág. 9 – A PRESTANTE ACÇÃO DA CANTINA ESCOLAR DE VILA VIÇOSA – a Cantina Escolar de Vila Viçosa começou a funcionar como cantina da «M.P.» Feminina em 1 de Dezembro de 1940, com o nome de Cantina D. Amélia de Bragança», dando 30 refeições diárias a filiadas das escolas primárias oficiais. Viveu, nessa altura, exclusivamente de subsídios particulares, entre os quais avultava o de 10 litros de azeite em cada mês por parte da Fundação da Casa de Bragança, que ainda se mantém, e de donativos de muitos beneméritos da terra e, sobretudo, graças ao grande esforço e boa vontade dos dirigentes locais daquela organização.

Em 1947 estendeu a sua acção aos dois sexos e passou a ser Cantina Escolar Oficial das Escolas Primárias. Graças sempre à excelente colaboração de muitos benfeitores de Vila Viçosa, que todos os anos contribuem com importantes donativos, principalmente de legumes e de azeite, e ainda aos subsídios regulares em dinheiro da Fundação da Casa de Bragança, tem progredido muito, de tal modo que fornece já uma média de 170 a 180 almoços diários – ou seja, tantas quantas as crianças em idade escolar necessitadas – além de uma refeição de leite a 50 beneficiários, fisicamente mais débeis.

A «Gota de leite» – instituída na Bélgica durante a 1.ª Grande Guerra pela rainha Elizabete da Bélgica e hoje recomendada particularmente nas escolas francesas – iniciou-se, a título experimental, na Cantina Escolar de Vila Viçosa em Junho de 1954, recomeçou em Janeiro de 1955 e mantém-se actualmente em vigor, graças ao grande carinho e ao importante apoio material que têm sido dispensados pela Fundação da Casa de Bragança, à qual praticamente se deve a sua sustentação. Deste modo, a Cantina Escolar de Vila Viçosa, foi uma das primeiras instituições de assistência escolar a dar efectivação ao valiosíssimo benefício da «Gota de leite».

Esta cantina dispõe, desde Abril de 1955, de um magnífico edifício próprio, construído pelo Estado na bela avenida dos Duques de Bragança, junto ao novo edifício da Escola Feminina.

Durante o ano lectivo findo forneceu 35.556 refeições, das quais 6.540 de leite, o que comportou uma despesa de 35.394$90. As receitas regulares provêm dos subsídios mensais da Fundação da Casa de Bragança, da Câmara Municipal e da Casa do Povo, além da quotização dos seus sócios, a maioria dos quais são alunos das escolas oficiais. Desde há dois anos que não recebe qualquer subsídio do Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário