Blogue de imagens e textos de e sobre a localidade de Vila Viçosa (Évora), Portugal - Coloque-nos nos seus FAVORITOS, para mais fácil acesso

quarta-feira, 2 de março de 2022

[0272] O seu, a seu dono: descoberta autoria de dois autocolantes

Aqui no Arquivo de Vila Viçosa, tal como em toda a literatura e blogues que produzimos, somos MUITO a favor da atribuição de autorias - até porque já sofremos desse "mal" na nossa pele... Claro que nem sempre as colocamos, por não as conhecermos. Mas, uma vez por outra, lá surge quem nos elucide, o que MUITO se agradece. Dois casos desses constituem a matéria deste post, sobre dois autocolantes cujos feitores agora foram finalmente desvendados pelo nosso amigo Augusto Casaca, aliás, participante num deles. 

Eis o texto do post inicial:

[0018] Autocolante existente em Ephemera, Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira

O Centro Cultural Popular Bento Jesus Caraça esteve instalado durante alguns anos no Paço dos Bispos Deões, no Terreiro do Paço, ocupado após o 25 de Abril. Hoje, situa-se ali o riquíssimo Arquivo da Fundação da Casa de Bragança. Quem foi o autor deste autocolante? 



Viemos agora a saber que a autoria é de José Manuel Dias Silva, natural de Borba. Aqui fica então a paternidade da peça - que, esperamos, o Arquivo de José Pacheco Pereira também atribua.

E agora, o segundo caso:

[0058] Autocolante político, de autoria e organização partidária desconhecidas

Outro autocolante oferecido pelo amigo alandroalense António Jeremias, ao qual de novo agradecemos o simpático gesto.


Já este autocolante, edição do Centro Cultural Popular Bento de Jesus Caraça, é do mesmo José Manuel Dias Silva e dos irmãos pintores Casaca, Augusto e João Pedro.

Sem comentários:

Enviar um comentário